quinta-feira, outubro 12, 2006

Imagina que organizas uma festa de aniversário e queres fazer um cálculo sobre quanto e onde gastarás os 100 euros que tens.

  1. Em todas as células poderás (e deverás...) escolher limites, fundos e tipos de letra à tua escolha, e de maneira que o quadro seja compreensível.


  2. Tabela 1:

    Uma tabela com uma lista de elementos que precisas (coca-cola, bolos, etc) e à frente do nome de cada um escreves quanto pensas gastar (por agora escreve quanto pensas gastar em cada um, sem pensar que apenas tens 100 euros) . No final da tabela deverás escrever "TOTAL" e à frente, utilizando uma função adequada, calcula o total que seria gasto.

    Poderás ver então se precisas diminuir o que gastas em cada um de maneira a não ultrapassar os 100 euros que tens. Modifica portanto os valores introduzidos na tabela de maneira a o total ser igual a 100 euros.

  3. Tabela 2:

    Uma tabela com os seguintes elementos: Gastos em comida, Gastos em bebidas, Outros gastos. Utilizando os valores da tabela anterior, deverás calcular à frente o valor correcto.


  4. Coloca as tabelas lado a lado e escreve por cima o título "Festa de aniversário de......" (completa com o nome da pessoa) e centra-o em relação às tabelas.


  5. Vai a inserir->imagem->clipart e insere no quadro 2 imagens à tua escolha.


  6. Muda a cor e o nome do separador


Não te esqueças de efectuar o ponto 1



Poderás ver um exemplo aqui



aniv



  1. As formatação das células é feita com recurso ou dos botões predefinidos (procura-os na barra de ferramentas...) ou através do botão do lado direito do rato e em seguida "Formatação de célula". Explora estes procedimentos.

  2. Na barra de ferramentas verás que existe um botão snapper1159127989354 . Este serve para "centrar e unir" células. Poderás utilizá-lo por exemplo para o cabeçalho.

  3. Se selecionasses a célula D16 verias "=SOMA(D8:D15)" e na célula I11 o valor "=SOMA(H12:H14)" na barra de função. Nota que na célula D16 poderias igualmente escrever "=D8+D9+D10+D11+D12+D13+D14+D15"e de maneira idêntica na célula I11.

  4. Na célula I8 deverás escrever "=SOMA(D8;D12;D13;D14)" ou igualmente "=D8+D12+D13+D14". Repara que estas células são as relativas a gastos efectuados em comida.




Sem comentários: